Torre de Pisa

Após o passeio em Roma… Resolvemos dar uma “passadinha” rápida em Pisa para conhecer sua famosa torre pendente.

Está situada atrás da  catedral, e é a terceira mais antiga estrutura na praça, depois da catedral e do baptistério. Realmente, esse lugar encanta e a paisagem dos dois monumentos são lindíssimos.

Fiz uma rápida pesquisa no google para saber os detalhes da história e da sua inclinação… Vejam:

Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal compactado. A altura do solo ao topo da torre é de 55,86 metros no lado mais baixo e de 56,70 metros na parte mais alta. A espessura das paredes na base é de 4,09 metros e 2,48 metros no topo. A torre tem 294 degraus. Antes do trabalho de restauração realizado entre 1990 e 2001 a torre estava inclinada com um ângulo de 5,5 graus, estando agora a torre inclinada em cerca de 3,99 graus. Isto significa que o topo da torre está a uma distância de 3,9 m de onde ele estaria se a torre estivesse perfeitamente na vertical.

Por igual curiosidade… fui procurar sobre a inclinação dos prédios em Santos (BR), que não ficam muito atrás e a cidade deveria valorizar mais esse detalhe para o turismo local…Não acham?

Um levantamento inédito realizado pela Prefeitura de Santos (litoral de São Paulo) mostra que 65 dos famosos prédios tortos da orla da cidade têm inclinação considerada grave –entre 0,5 e 1,8 metros. Composição do solo da cidade é a principal causa da inclinação dos prédios. A pressão exercida por prédios construídos na vizinhança também ajuda a entortar ainda mais os edifícios (folha.com).

Imagem Google.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s