Às vezes, tenho vergonha de ser Brasileira.

Tomar uma decisão de viver longe do seu país… com certeza é um dos momentos mais difíceis da vida. Muitos pensamentos, prós, contras, saudades e vontades.  Nada foi fácil até aqui. Cada conquista foi regada a muito esforço. Longe de casa… Perdemos muitos momentos especiais e importantes ao lado de pessoas essências.

O Brasil foi o país que eu nasci, cresci, casei, escolhi minhas amizades, minha cidade e formei minhas vontades e aptidões. 
Hoje, recebi uma ligação do Brasil… e minha irmã e meu cunhado foram assaltados… dentro do carro… em uma rua movimentada de SP às 19h. Pode isso?? Não podemos ter mais NADA!! Trabalhamos para conquistar um bom carro, joias, computadores, celulares… e em apenas 10 segundos tudo é levado… por um “ser irracional”. Que país é esse??? Falta de emprego, salários baixíssimos, político ladrão e o povo sem educação!

Chega o momento que nós brasileiros achamos NORMAL ter carros blindados, vidros pretos, segurança em todos os lugares, entramos no carro correndo, saímos de casa olhando para trás… Para frente e para os lados. Eu me pergunto: Que vida miserável é essa??

Hoje, vivendo na Suíça, eu saio olhando pra frente só pelo simples fato de cumprimentar as pessoas: Bonjour,Madame! Entro devagar no carro, não tenho Insulfilm, ando de bicicleta, a pé, de trem… seja a hora que for. “Saco” dinheiro no caixa 24h às 4 da manhã e ando tranquilamente pelas ruas do lago florido.
Aqui, às pessoas valorizam apenas o seu caráter. Um país onde todos vivem com salários dignos para uma vida boa. BMW, Audi e Mercedes são carros básicos que encontramos por aqui. Um lugar onde você esquece sua carteira e volta no mesmo estabelecimento para buscar e ela está lá… intacta!!!!!! Um país onde tudo funciona dentro do relógio e da faixa de segurança.

Na minha sala de aula… uma aluna veio perguntar se era verdade tudo que estava escrito no jornal: “No Brasil, todo santo dia, 05 ou mais pessoas são mortas com um tiro na cabeça”. Como eu vou explicar isso para uma Suíça?????

BRASIL… Um país que não investe na educação, … e o povo só dá valor ao futebol, carnaval, confusão, palavrão … e tudo SEMPRE acaba em SAMBA!

Pois é… que tipo de vida é essa que levamos no Brasil?? Não podemos ter o que queremos e vivemos trancados no escuro… sem ao menos, perceber!!!!!!

Em meio a tudo isso… Gostaria de saber,… Quem sente orgulho de ser BRASILEIRO???
5 pensamentos sobre “Às vezes, tenho vergonha de ser Brasileira.

  1. Texto muito bem escrito, parabéns!
    Moro no Japão a mais de 20 anos, sei o que é
    viver em um país seguro em todos os sentidos.
    Mas, infelizmente também não sinto orgulho de ser brasileira, principalmente quando a policía japonesa prende membros de uma quadrilha brasileira que estavam manipulando os caixas de ATms dentro das lojas de conveniência 24 horas, conseguindo os dados dos cartões das pessoas e clonando.
    Tecnologia Made in Brasil, praticas fraudulentas comuns no nosso Brasil.
    Fiquei envergonhada!

  2. Eu sinto nojo, vergonha, constrangimento de ser brasileiro. Odeio ter nascido aqui e me sinto muito frustrado por ter nascido aqui. O que mais me incomoda é a FALTA DE EDUCAÇÃO GENERALIZADA.

Deixe um comentário

